A varicocele é um problema que compromete a fertilidade do homem. Seu tratamento é feito, principalmente, por meio de cirurgia, em um procedimento simples e de recuperação rápida, mas muito eficaz para evitar a infertilidade.
Você sabia que a varicocele é a principal causa tratável de infertilidade masculina? Isso significa que os homens que apresentam esse problema de ordem vascular podem ter a qualidade do esperma melhorada por meio de um procedimento que trata as veias dilatadas.
Afinal, nesse quadro há um aumento das veias localizadas no escroto, fazendo com que haja um aumento da temperatura e, com isso, o estresse oxidativo, que prejudica a produção e a qualidade dos espermatozoides.
É por isso que a varicocele causa infertilidade no homem. Mas, como dito, ela pode ser tratada, e neste artigo você vai descobrir como esse tratamento é realizado. Acompanhe.
Índice
Qual é o melhor tratamento para varicocele?
O tratamento mais recomendado para reverter um quadro de varicocele é a intervenção cirúrgica por meio do procedimento chamado varicocelectomia. A cirurgia é simples e o tempo de repouso e recuperação também são curtos.
É possível fazer essa cirurgia a olho nu ou com auxílio de um microscópio. A primeira alternativa não é a melhor porque pode ser difícil visualizar as veias dilatadas, o que pode fazer com que uma delas não receba tratamento.
Além disso, a olho nu o cirurgião pode ter dificuldade para identificar a artéria testicular e os vasos linfáticos, o que aumenta os riscos de causar danos a alguma dessas estruturas. Logo, a técnica mais recomendada é a microcirurgia de varicocele.
Com o microscópio, o cirurgião consegue separar com mais facilidade as veias doentes daquelas que estão saudáveis. Os riscos da cirurgia são menores, e reduzimos de forma considerável as possíveis complicações. Assim, o homem tem maior chance de recuperar por completo a sua fertilidade.
Essa cirurgia é realizada com a aplicação de sedativo e de raquianestesia. O tempo de internação pode variar entre 12 e 24 horas. Após 3 dias da alta já é possível retornar ao trabalho, e entre 15 e 30 dias já existe a liberação para retomar a atividade sexual.
O que acontece se o problema não for tratado?
Conforme explicamos, a varicocele é uma das principais causas de infertilidade no homem. Sendo assim, quando esse problema não é tratado, ele pode impedir de ter filhos. Mas vale ressaltar que os prejuízos para a fertilidade não acontecem de uma hora para a outra.
Na verdade, a varicocele pode ser diagnosticada na puberdade. Quando acontece esse diagnóstico precoce, conseguimos evitar a infertilidade masculina realizando o tratamento nos estágios iniciais do problema.
Quando esse tratamento não é feito, a fertilidade do homem tende a reduzir cada vez mais. Isso porque a dilatação das veias afeta qualidade e a quantidade de espermatozoides produzidos. Com o passar do tempo, há uma redução dessa qualidade, diminuindo de maneira gradativa a chance de ter filhos.
Além disso, não podemos esquecer que a varicoceles também provoca sintomas que prejudicam a qualidade de vida do homem, por exemplo, a dor nos testículos, o desconforto e a sensação de peso. Existe a possibilidade de uma diferença de tamanho entre os testículos, sendo que o afetado pelo problema fica menor.
É possível prevenir a varicocele?
A varicocele não é um problema que se adquire, mas sim que se desenvolve em decorrência da suscetibilidade de cada indivíduo. Por isso, não existe uma medida preventiva eficaz contra essa condição clínica.
Ela ocorre devido a uma predisposição individual para a formação de varizes. Afinal, o processo de desenvolvimento da varicocele segue o mesmo princípio das varizes que afetam as pernas, por exemplo.
A melhor forma de prevenção é fazer o acompanhamento com o urologista logo no início da puberdade. Assim, é possível identificar, por meio de avaliações clínicas, as alterações nos testículos para intervir antes que a fertilidade seja comprometida.