Litíase Urinária

Litíase Urinária é o surgimento de cálculos nas vias excretoras urinárias. Esse problema é popularmente conhecido como pedra nos rins, no entanto, os cálculos podem estar localizados em outras estruturas do trato urinário. Sua formação se inicia nos rins, mas eles podem migrar para a bexiga ou ureter e aumentar de tamanho ali.

Sintomas de Litíase Urinária

A Litíase Urinária, em alguns casos, pode ser assintomática em função de as pedras serem pequenas ou estarem localizadas em um lugar que não provoca desconfortos. No entanto, quando os cálculos aumentam de tamanho ou causam obstruções, os sintomas começam a ser percebidos.

O principal deles é a dor que ocorre na região das costas, mais para a lateral do corpo. Ela é intensa, não melhora mudando de posição, não é provocada por movimentos específicos ou algum tipo de esforço físico. Essa dor pode irradiar para o abdômen, a virilha ou testículos.

Também pode ser percebida a presença de sangue na urina e, em casos um pouco mais atípicos, se manifestam sintomas característicos de uma infecção urinária, como ardência na hora de urinar ou necessidade de urinar diversas vezes. Na ocorrência de febre é preciso ainda mais atenção porque é um indício de que existe alguma infecção associada.

Causas da Litíase Urinária

Os cálculos que se formam do trato urinário se desenvolvem a partir da aglomeração de cristais resultantes de alterações metabólicas crônicas. Elas levam a um aumento da excreção urinária de determinadas substâncias que favorecem a formação das pedras, como cálcio, ácido úrico e oxalato.

Tratamentos para Litíase Urinária

O tratamento inicial da Litíase Urinária envolve o controle dos sintomas, em especial da dor. Em seguida, é preciso fazer a remoção dos cálculos, o que pode ser feito por meio de medicações que ajudam na expulsão natural deles, tratamentos com ondas de choque para fragmentar as pedras ou cirurgias.

Após o controle do quadro deve ser iniciado um tratamento preventivo, a fim de evitar a formação de novas pedras. A identificação da substância que causou o cálculo contribui para adotar as melhores medidas para cada paciente.

O acompanhamento urológico é indispensável para que não haja prejuízos severos para as estruturas urinárias nem os rins. Lembrando que quadros recorrentes ou severos de litíase podem provocar a insuficiência renal, daí a importância do acompanhamento.