Infertilidade Masculina

A infertilidade masculina se caracteriza pela incapacidade do homem de fecundar um óvulo por vias naturais. Em cerca de 30% dos casos de infertilidade em casais o problema está relacionado apenas a fatores masculinos.

Essa condição não está relacionada à idade do homem, uma vez que pode ocorrer em qualquer fase da vida, já que as suas causas são as mais variadas, inclusive sendo de origem genética ou congênita.

Causas da infertilidade masculina

Como dito, a infertilidade masculina pode ter diversas causas, sendo aparentes ou não. As principais causas consideradas são a baixa produção de espermatozoides ou a produção irregular deles. Também pode acontecer a produção de espermatozoides inviáveis para fecundar o óvulo.

Entretanto, há muitos outros fatores que também podem atrapalhar a fertilidade masculina. Os hábitos de vida são um deles. O tabagismo, o consumo de bebidas alcoólicas, o uso de drogas, anabolizantes e até mesmo o excesso de estresse podem causar alterações no corpo do homem, reduzindo a produção de espermatozoides ou a qualidade deles.

Também pode ser provocada por diferentes tipos de infecção, incluindo aquelas que afetam as estruturas do aparelho urinário e a próstata. A infertilidade pode, ainda, ser provocada pela varicocele, fatores hormonais, obstrução do canal de passagem dos espermatozoides e pela criptorquidia, caracterizada pelo posicionamento incorreto dos testículos.

Ocorre, também, devido ao diabetes, tratamento oncológico, doenças neurológicas, traumas testiculares e doenças sexualmente transmissíveis.

Tratamento para infertilidade masculina

Muitas vezes a infertilidade masculina é passível de tratamento, ou seja, podem ser adotados diferentes procedimentos e terapias a fim de reequilibrar o organismo do homem e favorecer a produção normal dos espermatozoides. É o que acontece, por exemplo, nos quadros de infecção e de problemas hormonais, tratados por meio de medicamentos.

O estilo de vida pode ser modificado para reequilibrar a saúde orgânica do homem e normalizar a produção dos espermatozóides. A avaliação com o médico urologista é essencial para identificar a causa, bem como o grau de infertilidade do homem, para definir o melhor tratamento.

Para aqueles em que não é possível reverter a infertilidade de uma forma satisfatória, é possível recorrer aos métodos de reprodução assistida, como a fertilização in vitro e a inseminação artificial. Esses procedimentos evoluíram bastante ao longo dos anos e oferecem ótimos resultados hoje em dia.