Hiperplasia da Próstata

A hiperplasia da próstata também pode ser chamada de aumento prostático benigno ou hiperplasia prostática benigna (HPB). Consiste em um problema urinário bastante comum que ocorre principalmente em homens a partir dos 50 anos de idade.

Caracteriza-se pelo aumento de volume da próstata. A glândula fica maior do que o normal, e isso pode gerar compressões nas estruturas do aparelho urinário, dificultando o ato de urinar. Apesar de prejudicar a qualidade de vida do homem, não está relacionada com os casos de câncer de próstata.

A hiperplasia prostática, como dito, é um problema benigno. Sendo assim, os homens que apresentam o aumento da próstata não têm uma predisposição ou risco de desenvolver o câncer.

Ainda assim é importante realizar o acompanhamento e o tratamento com o urologista, para não desenvolver complicações, como infecção urinária, incontinência urinária e prejuízos para os rins.

Causas da hiperplasia da próstata

A causa exata da hiperplasia da próstata ainda não está muito bem definida. Entretanto, esse aumento da glândula está relacionado com as mudanças hormonais pelas quais o organismo masculino passa com o avanço da idade.

Isso explica porque esse é um problema incomum nos homens com menos de 40 anos de idade, sendo que a ocorrência aumenta conforme ocorre o avanço da idade. Cerca de 70% dos homens com mais de 70 anos têm hiperplasia prostática.

Sintomas de hiperplasia da próstata

Quando a hiperplasia da próstata ainda está no começo, o homem pode conviver com essa condição sem nem mesmo saber do aumento da glândula. Isso porque os sintomas surgem apenas quando o volume já está significativo, processo que acontece de uma forma lenta e gradual

Como explicamos, o aumento da próstata leva à compressão de estruturas urinárias. A uretra fica mais estreita, dificultando a passagem da urina. Por isso, os sintomas que caracterizam a hiperplasia prostática são:

• retenção urinária;
  • aumento da frequência urinária, de dia ou de noite;
  • enfraquecimento do jato urinário;
  • necessidade de esforço para urinar;
  • interrupções no jato da urina;
  • hesitação para urinar;
  • urgência urinária;
  • esvaziamento incompleto da bexiga.

Tratamento para hiperplasia da próstata

Como você viu, a hiperplasia da próstata é o tumor não canceroso mais comum que acomete os homens. Essa condição precisa de tratamento porque tende a se agravar com o passar do tempo se nenhuma providência for tomada.

Atualmente, existem diferentes tipos de terapia, indicados conforme a necessidade do homem. Podem ser receitados medicamentos para reduzir o volume da próstata e relaxar os músculos da bexiga.

A embolização prostática ajuda a diminuir o fluxo sanguíneo para a região, levando também à redução do tamanho da glândula. A cirurgia a laser e a ressecção transuretral são outras duas opções; mas existe, ainda, a prostatectomia, para remoção dos tecidos da próstata por meio de cirurgia aberta, laparoscópica ou robótica.

O ideal é que o homem faça o acompanhamento com o urologista, a fim de acompanhar a saúde da próstata e identificar os primeiros sinais de aumento de volume dela antes que os sintomas comecem a aparecer. Assim, é possível adotar medidas para evitar o agravamento do caso, possibilitando a realização de tratamentos menos invasivos.