Você sabia que a partir dos 50 anos de idade, os homens começam a sofrer com a diminuição da produção de testosterona, que recebe o nome de DAEM: Deficiência Androgênica do Envelhecimento Masculino?
Quer saber mais sobre a DAEM, quais são os sintomas e como amenizá-los? Acompanhe o post a seguir!
Índice
DAEM: o que é?
DAEM ou Deficiência Androgênica do Envelhecimento Masculino é caracterizada como uma condição natural fisiológica que ocorre em indivíduos do sexo masculino. Ela representa a fase onde o homem passa a produzir menos hormônio (testosterona).
Há algum tempo, o termo "andropausa" ainda era utilizado para definir essa condição clínica. Mas, por se tratar apenas de uma diminuição hormonal e não de uma pausa total na produção, ele foi modificado e hoje deve ser chamado de DAEM.
Conforme dissemos, a incidência de DAEM é maior em homens a partir dos 50 anos de idade, quando a baixa produção de testosterona começa a dar seus primeiros sinais.
E isso é algo que pode acontecer por toda a vida, pois com o passar dos anos, o homem vai produzindo cada vez menos hormônio, algo que faz com que a DAEM permaneça.
Mesmo sendo um pouco similar à menopausa feminina, quando também ocorre uma baixa produção hormonal nessa mesma fase da vida, a DAEM se diferencia no quesito fertilidade. Isso porque os homens continuam sendo férteis e podem ter filhos sem maiores problemas.
Quais são os sintomas de DAEM?
Entre os sintomas de DAEM, podemos destacar o cansaço excessivo, ondas de calor, alterações frequentes de humor e irritabilidade. Além desses, também fazem parte dessa lista:
- Diminuição de libido;
- Os pelos do corpo diminuem;
- Diminuição de ereção;
- Perda de massa muscular;
- Aumento de gordura corporal;
- Insônia;
- Pele ressecada;
- Tristeza;
- Perda de memória a curto prazo.
Todos esses sintomas podem interferir na qualidade de vida do homem. Por isso, é importante consultar o urologihttps://drrodrigofreddi.com/dr-rodrigo-freddi/sta, caso note algum desses indícios, para uma avaliação mais precisa.
Existem casos raros em que os sintomas podem ser provocados por hipogonadismo, um problema que afeta os testículos.
Diagnóstico de DAEM: como é feito?
O urologista pode solicitar um exame de sangue para medir a quantidade de testosterona no corpo do indivíduo. Esse exame costuma detectar facilmente a DAEM.
É possível amenizar os sintomas?
Sim, é possível. Na maior parte dos casos, o urologista indica a terapia de reposição hormonal, que pode ser realizada por meio de medicamentos específicos.
Outra maneira de amenizar os sintomas de DAEM é através de mudanças no estilo de vida, ou seja, manter uma alimentação equilibrada e saudável. É importante reduzir o sal e alimentos ricos em gordura e açúcar.
Atividades físicas no mínimo duas vezes por semana também serão fundamentais nesse processo. Vale lembrar que o consumo de bebidas alcoólicas e o uso de cigarro devem ser evitados.
Você já está passando por essa etapa? Possui alguma outra dúvida em relação ao assunto?
Deixe um comentário abaixo!