O câncer de próstata é um câncer importante de comentarmos pois é o câncer de órgão sólido mais comum nos homens.
O câncer de próstata acontece principalmente em homens a partir das 5ª e 6ª década de vida, sendo muito raro em homens mais jovens.
Por conta disso mesmo que as campanhas de rastreamento de câncer de próstata são indicadas para homens nesta faixa etária. Continue nos acompanhando e saiba mais sobre o câncer de próstata e sua investigação precoce!
Índice
Rastreamento e Fatores de risco
Os homens com fatores de risco para o câncer de próstata são o que têm:
- Obesidade;
- Questões Genéticas (principalmente histórico familiar).
Para as pessoas com estes fatores de risco, a Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que o rastreamento do câncer de próstata comece a ser feito a partir dos 45 anos, enquanto homens que não tenham fatores de risco, a partir dos 50 anos, que é a faixa-etária em que começa a ficar mais frequente.
Sintomas do Câncer de próstata
Uma das importâncias de se fazer o rastreamento do câncer de próstata é por conta de ele ser um câncer que não costuma dar sintomas. Quando o câncer de próstata dá algum sintoma, geralmente, é em um estágio mais avançado, quando ele não está mais localizado somente na próstata, quando ele já foi para algum outro órgão.
O principal local de metástase do câncer de próstata são os ossos, então quando o câncer de próstata se espalha para os ossos, pode dar alguns sintomas, como:
- Dor Óssea;
- Déficit de Movimentação.
Por conta disso, é importante fazer o rastreamento do câncer de próstata, para que o diagnóstico seja feito em uma fase que ele ainda é curável!
Como é feito o Rastreamento do Câncer de próstata?
O rastreamento é feito através de um exame chamado PSA, que é o antígeno prostático específico, e do famoso exame de toque da próstata, que é feito pelo médico urologista.
Quando um desses exames, ou os dois, vem alterado, precisamos fazer a confirmação do diagnóstico do câncer de próstata. Essa confirmação é feita através de um exame chamado biópsia da próstata, que é feito com , geralmente, sedação, guiada por ultrassom com uso de uma agulha fina onde são retirados alguns fragmentos da próstata e esses fragmentos são analisados.
Hoje em dia, antes da biópsia, muitas vezes podemos fazer a ressonância. A ressonância não faz o diagnóstico do câncer de próstata, mas pode dar indícios para sabermos se o câncer de próstata é mais provável naquele homem ou não. Sendo assim, se for altamente improvável que tenha um câncer de próstata, às vezes o homem não precisa fazer a biópsia, que é um exame um pouco mais invasivo.
Como é o Tratamento para o Câncer de Próstata?
A partir do momento em que a biópsia fez o diagnóstico, confirmou o diagnóstico do câncer de próstata, precisamos pensar no tratamento.
O tratamento para o câncer de próstata, quando pensamos em tratamento curativo, temos duas opções:
- Radioterapia;
- Cirurgia;
- Videolaparoscopia;
- Robótica.
Esta última sendo uma cirurgia que teve um grande avanço no tratamento do câncer de próstata nos últimos anos, por ser uma cirurgia que traz bem menos morbidade, ou seja, tem bem menos efeitos adversos quando usada.
Caso você conheça alguém que tenha este problema, compartilhe este post com ela!