Andrologia e Medicina Sexual é um segmento da Urologia que trata da saúde sexual do homem. Atende indivíduos de todas as idades, acompanhando o homem desde a puberdade até à terceira idade, para oferecer tratamento e suporte conforme as necessidades em cada fase.
Objetivo da Andrologia e Medicina Sexual
O objetivo do segmento Andrologia e Medicina Sexual é orientar o homem em relação ao seu próprio corpo, para entender o sistema reprodutor e as funções reprodutivas e sexuais masculinas.
Visa, também, acompanhar o homem em sua saúde, realizando diagnósticos, tratamentos e prognósticos de problemas dos mais variados, incluindo as disfunções sexuais, como impotência ou distúrbios ejaculatórios. Trata a infertilidade masculina e os distúrbios hormonais do homem.
Tratamentos realizados
O médico especializado em Andrologia e Medicina Sexual tem a importante função de trabalhar a desinformação e, muitas vezes, a ingenuidade, que pode promover a vulnerabilidade do público masculino.
Por isso, é muito importante que, assim que o rapaz deixa de frequentar o pediatra, ele comece o acompanhamento em Andrologia para conhecer mais a respeito do seu corpo e ter uma vida sexual saudável e segura, além de mais autonomia em relação aos aspectos reprodutivos.
O especialista contribui com a prevenção das mais diferentes patologias, além de, como dito, realizar o diagnóstico e o tratamento delas, sempre considerando a necessidade do paciente, uma vez que problemas como a infertilidade e as disfunções sexuais podem apresentar diferentes causas.
É válido ressaltar que o homem também apresenta variações hormonais, com uma redução da produção deles em decorrência de problemas orgânicos ou por causa do avanço da idade. A baixa produção de hormônios masculinos pode provocar diferentes problemas, como:
- depressão;
- perda de força;
- perda de massa muscular;
- ganho de peso;
- prejuízos cognitivos;
- falhas de memória.
Sendo assim, essa especialidade é indicada para todos os homens, sejam eles considerados saudáveis ou que já apresentam problemas. A orientação e o acompanhamento em Andrologia e Medicina Sexual é indispensável para manter a saúde do homem, seu bem-estar e qualidade de vida.