Sobre a Urologia Pediátrica
A Urologia Pediátrica, também chamada de Pediatria Urológica, é uma subespecialidade da Pediatria que investiga, trata e acompanha condições relacionadas ao sistema urinário de bebês, crianças e adolescentes.
Sendo assim, é destinada para pacientes de 0 a 18 anos, cuidando de estruturas como os ureteres, a bexiga e os rins. Esses últimos também podem ser tratados pela especialidade de Nefrologia Pediátrica.
Problemas tratados na Urologia Pediátrica
Como a Urologia Pediátrica trata de todas as estruturas que compõem o sistema urinário, essa especialidade faz o acompanhamento de diferentes quadros clínicos, como:
- infecções urinárias;
- Fimose
- hérnia inguinal
- bexiga neurogênica;
- hidronefrose;
- hidrocele hipospádia;
- estenose da junção pielo-ureteral;
- obstruções do trato urinário.
As malformações relacionadas ao sistema excretor também podem ser tratadas pelo Urologista Pediátrico; além delas, os casos mais severos de enurese noturna.
No caso dos pacientes do sexo masculino, são tratadas as gônadas do sistema reprodutor. Logo, é possível fazer o tratamento de condições como a criptorquidia e a fimose.
Quando procurar o especialista em Urologia Pediátrica
O médico Pediatra, ao identificar qualquer alteração no sistema excretor ou reprodutor da criança, poderá indicar para os pais o tratamento com o Urologista Pediátrico. No entanto, algumas condições podem ser observadas pelos próprios familiares, a fim de buscar a orientação do especialista de forma direta.
É o que acontece nos casos de enurese noturna, inflamações ou infecções na pele ou no prepúcio, nas malformações visíveis, na presença de hérnias, disfunções miccionais, entre outros.
O mais importante é entender que a Urologia também é uma especialidade médica voltada para crianças, sendo ideal fazer a consulta com o Urologista Pediátrico, para receber o tratamento mais adequado conforme as necessidades dos pequenos pacientes.