A estenose de JUP é uma doença que provoca o estreitamento na junção entre a pelve renal, onde a urina é recolhida após ser produzida pelo rim, e o ureter, que é o tubo de ligação entre os rins e a bexiga, que impedirão o fluxo normal da urina, fazendo com ela se acumule.
Na maior parte dos casos, o estreitamento é algo congênito, podendo acometer, principalmente, crianças. Mas, a doença também pode surgir em adolescentes, adultos e até mesmo em pessoas da terceira idade.
Alguns estudos mostram que até 40% dos casos desta doença ocorrem pelos vasos anômalos, que são vasos polares que obstruem a região do encontro entre a pelve renal e o ureter.
Confira quais são as causas e o tratamento para a estenose de JUP!
Índice
Causas
Na maioria dos casos, a estenose de JUP é congênita e pode ser silenciosa até a idade adulta, quando começam a surgir dores abdominais, infecções, cálculo renal e sangramento urinário, que podem revelar a necessidade de exames urgentes.
Algumas crianças já nascem sem o funcionamento do rim, e a maioria delas nasce com dilatação, o que será verificado durante a infância e adolescência através de dores urinárias.
Sintomas
Muitas vezes, os primeiros sinais da doença acontecem desde o nascimento, e acabam provocando problemas antes mesmo da vida adulta. Os sintomas mais comuns são as dores no rim, que tendem a piorar quando uma quantidade maior de líquido é ingerida, pois resultará no aumento de urina e dilatação do sistema acima da obstrução, provocando as dores.
Alguns outros sintomas característicos são:
- Dores lombares;
- Hipertensão arterial;
- Infecções urinárias;
- Sangue na urina.
Diagnóstico
O diagnóstico de estenose de JUP é realizado por meios funcionais. Exames de imagem, na maioria das vezes, são fundamentais para que o ponto de obstrução do local afetado seja localizado.
Inicialmente, é realizada uma ultrassonografia para evidenciar a dilatação das cavidades do rim. Mais tarde, podem ser realizados os exames de tomografia computadorizada, ressonância magnética ou cintilografia para diagnóstico.
Exames laboratoriais de sangue e de urina serão necessários para avaliar o estado do funcionamento do órgão, ajudando também a descartar outras más condições.
Tratamento
O tratamento da estenose de JUP é realizado com o intuito de avaliar todos os sintomas e preservar o funcionamento saudável do rim. Pode ser realizado um acompanhamento clínico quando não existem sintomas nem riscos em grande proporção.
Na maioria das vezes, o tratamento cirúrgico é o mais indicado, e pode ser feito através de endoscopia (não há corte) ou laparoscopia, sendo esta uma cirurgia um pouco mais complicada, mas que costuma ser bem sucedida.
De um tempo para cá, a cirurgia pode ser realizada também de maneira minimamente invasiva, ou seja, sem a necessidade de um corte grande nas costas do paciente.
Olá fui diagnosticada recentemente, com a estenose de Jupi,o Dr indicou o uso do cateter duplo j , será que funciona? Quais os cuidados que devo ter ?
Olá Milene, espero que esteja bem!
O ideal é que você siga as orientações do seu médico.
Para duvidas em relação ao cateter duplo J clique no artigo ao lado para saber mais! Cateter duplo J
Qualquer dúvida ou sugestão entre em contato!
Dr. Rodrigo Freddi