O PSA (antígeno prostático específico) é um tipo de antígeno que é produzido pelas células da próstata. A detecção dos níveis de PSA no sangue pode indicar a presença de câncer da próstata. Por isso, é muito importante a realização do exame como forma de rastreamento dessa doença.
O câncer de próstata é o tumor sólido mais comum no homem brasileiro, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma, que é a principal causa de morte por neoplasia. Tem baixa mortalidade em relação a sua incidência.
Índice
Fatores de risco do câncer de próstata
Os principais fatores de risco para o câncer de próstata são:
- Afrodescendentes (mais frequente e mais grave);
- História Familiar Positiva;
- Idade avançada ( > 65 anos);
- Obesidade;
- Localidade com pouca exposição ao sol;
- Dieta rica em gordura.
O câncer de próstata é indolente, de crescimento lento na maioria das vezes e demora para dar metástases ou complicações mais sérias.
Na maioria das vezes o paciente é assintomático. Com a evolução da doença alterações urinárias, também pode surgir edema nos membros inferiores em razão da compressão de linfonodos periféricos.
O principal local de metástase são os ossos (região lombar, fêmur proximal e pelve).
RECOMENDAÇÃO DO PSA E TOQUE RETAL:
Anualmente em 2 cenários:
- Homens com idade superior a 50 anos
- Homens com idade superior a 45 anos: negros ou indivíduos com história de câncer de próstata em parentes de primeiro grau.
PSA elevado, quais a chance de ser câncer de próstata
O exame de sangue PSA é um dos testes realizados para rastreio do câncer de próstata. Entretanto, apenas com o resultado o PSA alterado, não comprova a existência do câncer prostático.
Apesar de não confirmar o câncer de próstata, o PSA é um exame muito importante, pois através dele é possível identificar que existe alguma alteração na próstata. Se o paciente chegar com o PSA aumentado, o próximo passo será realizar o exame de toque retal.
Ao realizar o toque retal é possível o médico identificar possíveis alterações: consistência, tamanho e outros fatores importantes que podem ser compatíveis com um quadro de adoecimento da próstata.
Porém o toque retal apresenta baixas sensibilidade e especificidade para diagnosticar o câncer prostático, sendo considerado apenas um exame de rastreio.
A biópsia de próstata é o exame que realmente confirma ou descarta o câncer de próstata e deve ser realizada em todos os homens com nódulos palpáveis durante o toque retal.
ALGORITMO - diagnóstico e tratamento do câncer de próstata
Tratamento
O câncer da próstata é tratado por cirurgia, radioterapia e manipulações hormonais. Mais de 90% dos pacientes que recebem essas terapias podem esperar viver por mais de 15 anos. Atualmente, o tratamento mais comum para câncer de próstata clinicamente localizado é a prostatectomia radical.
Agora que você já sabe como prevenir-se do câncer de próstata.
Agende uma consulta com o urologista para dar início ao rastreamento do câncer de próstata. Acredite, esse simples ato pode salvar a sua vida.