O exame de próstata é um procedimento que deve ser realizado por todos os homens a partir dos 50 anos de idade. Entretanto, dependendo de alguns fatores, como histórico familiar de câncer, esse acompanhamento pode acontecer mais cedo, o que vai depender das determinações do médico.
A próstata é uma glândula que pertence ao aparelho reprodutor masculino. Ela é responsável por produzir parte dos líquidos que compõem o sêmen. Como outros órgãos do corpo humano, está sujeita a desenvolver problemas, por isso, todos os homens precisam fazer o exame de próstata.
Existe mais de um tipo de exame para examinar essa glândula. Esses procedimentos são fundamentais para identificar problemas e direcionar o tratamento adequado. Aliás, isso contribui de forma significativa para a identificação precoce do câncer de próstata também.
Mas qual é a idade ideal para começar a se preocupar com isso? Quando é o momento correto de iniciar um acompanhamento com o urologista para fazer os exames de próstata? Continue lendo para conferir a resposta dessa e de outras perguntas.
Índice
Para que serve o Exame de Próstata?
Nem sempre a próstata recebe toda a atenção que deveria. Muitos homens negligenciam os cuidados com essa glândula esquecendo que ela também pode ser acometida por uma série de problemas, alguns graves, como o câncer.
É por isso que especialistas aconselham a realização do exame de próstata, a fim de monitorar a saúde desse pequeno órgão e identificar problemas quando ainda estão no começo. Esse acompanhamento pode ser feito por meio de diferentes procedimentos.
De um modo geral, os exames de próstata servem tanto para monitorar a saúde dela, tendo um caráter preventivo, quanto para obter o diagnóstico de um problema que já está desencadeando sintomas. Alguns também ajudam a conhecer mais a fundo a doença para determinar o melhor tratamento.
São vários os problemas que podem ser monitorados, identificados ou diagnosticados por meio do exame de próstata, por exemplo: prostatite, hiperplasia prostática e câncer de próstata. Além deles, no caso do exame de toque, também contribui para detecção de outros problemas, como fissuras anais, nódulos e hemorroidas.
Quando fazer o Exame de Próstata?
Conforme a idade avança, começam a acontecer diversas alterações no organismo, e isso inclui o dos homens. A próstata também envelhece e fica mais suscetível ao desenvolvimento de problemas. Suas células podem começar a se multiplicar em excesso e há os impactos e influências de fatores hormonais, ambientais e genéticos.
Por esses e outros motivos, existe a recomendação de que o exame de próstata seja realizado todos os anos por homens a partir dos 50 anos de idade. Nessa fase da vida, há um risco maior para o desenvolvimento do câncer de próstata e de alterações benignas, como a hiperplasia prostática.
Apesar de o câncer de próstata ser um problema raro antes dos 50 anos, a recomendação do exame depende do histórico familiar de cada paciente. Quando há casos na família, o acompanhamento pode iniciar mesmo antes dessa faixa etária.
Isso também pode acontecer quando existem outros fatores de risco, como a obesidade, já que o excesso de gordura corporal pode aumentar o risco de manifestação do câncer de próstata.
Entretanto, convém ressaltar que não é preciso esperar os 50 anos chegarem para consultar um médico urologista. Passar por uma consulta com esse profissional é muito importante para entender a necessidade de cada um; e também é preciso ter atenção com possíveis sintomas, como a dificuldade para urinar.
A ocorrência de desconfortos ou sinais relacionados ao aparelho reprodutor ou ao sistema urinário deve ser relatada para esse especialista, a fim de fazer uma investigação mais completa e, se necessário, realizar o exame de próstata.
Quais são os Tipos de Exame de Próstata?
Como explicamos, não existe apenas um tipo de exame de próstata, mas diferentes procedimentos solicitados pelo especialista conforme a necessidade de cada paciente. Os dois principais são o exame de PSA e o exame de toque.
O exame PSA é feito por meio da coleta de uma amostra de sangue. Ela será examinada em laboratório para fazer a medição da quantidade de proteína Antígeno Prostático Específico, que sofre alterações quando a próstata apresenta algum tipo de problema.
Já no caso do exame de toque, consiste em um procedimento simples, rápido e indolor feito por via retal para identificar possíveis alterações na próstata e outras estruturas dessa região. Outros procedimentos que também examinam a próstata são a ultrassonografia transretal e a biópsia.
Podem ser solicitados, ainda, a medição do jato de urina, que analisa a força do jato e a quantidade de urina produzida em cada micção.
Fazer o exame de próstata é fundamental para que os problemas que acometem essa glândula sejam identificados quando ainda estão em um estágio inicial. Esse diagnóstico precoce faz toda a diferença para que o tratamento seja mais simples, rápido e eficaz, restabelecendo a saúde e minimizando o risco para a vida do homem.