A Incontinência Urinária pode acometer tanto os homens, quanto as mulheres, mas ela é muito mais frequente nas mulheres.
No post de hoje iremos falar sobre os 4 tipos de incontinência urinária, quais as suas causas e possíveis tratamentos.
Índice
Tipos de Incontinência Urinária
A incontinência urinária pode acontecer por basicamente 4 mecanismos e pode acometer homens e mulheres, sendo mais frequente em mulheres.
Incontinência Urinária por Esforço
A Incontinência Urinária por Esforço acontece quando temos um aumento da pressão intra-abdominal, ou seja, quando a gente tosse, quando a gente espirra, quando fazemos alguma atividade física, pegamos peso, então pode acontecer o escape da urina.
Incontinência Urinária por Urgência
Já a Incontinência Urinária por Urgência, é quando dá vontade de fazer xixi e geralmente não dá tempo de chegar ao banheiro, a vontade vem tão forte que a pessoa vai se encaminhando para o banheiro e o xixi já vai escapando no meio do caminho. Geralmente isso acontece por causa de um problema de contração do músculo da bexiga fora da hora.
A nossa bexiga é um órgão que serve para armazenamento, ela é um reservatório de urina, os nossos rins vão produzindo urina e essa urina vai enchendo a bexiga aos poucos, até que uma hora a nossa bexiga já está com um volume grande e a gente vai urinar, nessa hora o músculo da bexiga contrai, o músculo da uretra relaxa e a urina sai. E quem tem esse tipo de Incontinência Urinária, durante a fase de enchimento, que não é a hora que a bexiga deveria contrair, acontece a contração, que a gente chama de contração não inibida do músculo da bexiga, e isso causa a perda urinária, que acontece por uma hiperatividade do músculo da bexiga.
Incontinência Urinária por Transbordamento
Esse é um tipo de Incontinência Urinária que acontece mais nos homens, principalmente nos homens mais idosos, devido ao crescimento da próstata. Na Incontinência Urinária por Transbordamento a bexiga não esvazia direito, então a bexiga vai enchendo até uma hora que não cabe mais urina, e aí começa a perda de urina. Lembra daquela história que a sua mãe falava que se você segurasse muito xixi a bexiga iria estourar? Geralmente isso não acontece, geralmente o que acontece a bexiga transborda antes que aconteça algo do tipo. Esse problema também pode acontecer em algumas doenças neurológicas, onde o músculo da bexiga não contrai adequadamente, e então pode acontecer o transbordamento
Incontinência Urinária Mista
Nesse caso pode ocorrer uma associação entre os 3 tipos de Incontinência Urinária já citados, sendo mais frequente a associação entre Incontinência Urinária de Esforço e Incontinência de Urgência, então a perda pode acontecer quando a pessoa faz esforço, quando tosse, quando espirra e mas também porque o músculo da bexiga está contraindo fora da hora.
Tipos de Tratamento
Para sabermos qual é o mecanismo, precisa ser feita a avaliação de um médico especialista, geralmente médico urologista. Às vezes é necessário fazer alguns exames adicionais para avaliar qual o tipo de perda urinária. E por que é importante o tipo de perda urinária? Porque dependendo do tipo de perda urinária, a gente vai ter um tipo de tratamento.
Por exemplo, na incontinência urinária por esforço, o tratamento vai ser reforçar a musculatura que segura a urina, pode ser feito por meio de fisioterapia e exercícios direcionados para isso.
Em alguns casos mais graves, aí precisamos realizar a cirurgia, onde é colocada uma telinha, chamada Sling, que reforça essa musculatura, então quando a gente faz força, essa telinha aperta nossa uretra e não deixa a urina escapar.
Já no caso da incontinência por urgência, o tratamento costuma ser medicamentoso. A gente usa alguns medicamentos que fazem com que o músculo da bexiga fique mais relaxado e não contraia fora da hora.
Na incontinência por transbordamento é importante tratarmos a causa, se a causa for obstrutiva, a gente trata a obstrução da próstata, por exemplo.
Então, por isso é importante avaliarmos bem o porquê de estar acontecendo a incontinência para podermos fazer o melhor tratamento possível. Mais sobre este assunto você pode encontrar em nossas redes sociais!