Hoje iremos falar sobre a incontinência urinária, um problema que acomete pessoas de todas as idades e de ambos os sexos, sendo um pouco mais comum em mulheres, porém, também ocorrendo em homens.
Índice
Tipos e Causas
A incontinência urinária pode ter várias causas, que devem ser investigadas, pois o tratamento irá depender muito destas causas.
Incontinência Urinária de Esforço
A incontinência urinária é a impossibilidade de segurar a urina, e muitas pessoas poderão te-la relacionada aos esforços, como:
- Esforços intensos (academia, carregar muito peso);
- Esforços menos intensos (tosses, espirros, gargalhadas).
Geralmente, essa incontinência urinária de esforço acontece por uma deficiência no músculo, que deveria contrair para segurar a urina. Quando fazemos força, aumenta-se a pressão dentro do nosso abdômen, e se esse músculo não consegue se contrair adequadamente, podemos ter a perda urinária
Urge-Incontinência
Além da Incontinência Urinária de Esforço, podemos também ter a urge-incontinência, que é quando vem uma vontade de urinar tão intensa que você não consegue segurar.
A incontinência urinária por urge-incontinência acontece principalmente por uma contração do músculo da bexiga fora da hora. O músculo da bexiga deveria se contrair apenas na hora que estamos no banheiro prontos para urinar, o resto do tempo ele deveria ficar relaxado para cumprir a função de armazenamento da urina da bexiga. Quando ele não acontece por algum motivo, já que as vezes o músculo da bexiga acaba tendo uma hiperestabilidade, aí temos a urge-incontinência, onde mesmo a pessoa estando em repouso, pode vir essa vontade e ela ter que correr para o banheiro, e muitas vezes não dá tempo de chegar.
Procure um Especialista
Muitas pessoas deixam de fazer uma série de coisas e prejudicam sua vida social por conta da incontinência urinária. Então, é muito importante, caso você conheça alguém ou se você tenha incontinência urinária, procure um médico especialista, um urologista, para fazer uma avaliação adequada, e ver o tipo de incontinência urinária que você tem.
Algumas pessoas podem até mesmo ter incontinência urinária mista, que mistura os dois tipos, portanto, procure o melhor tratamento possível, o que com certeza vai impactar positivamente a qualidade de vida.