Um quadro de infecção urinária de repetição se caracteriza pela ocorrência frequente de infecções no trato urinário. Esse problema pode ser causado por diferentes fatores, inclusive por uma suscetibilidade maior do próprio organismo da pessoa.
Dor constante na região abdominal, ardência na hora de ir ao banheiro e dificuldade para urinar são alguns sintomas característicos de infecção urinária. Esse problema acomete principalmente as mulheres, e é muito difícil encontrar uma que ainda não tenha passado por essa situação.
No entanto, algumas pessoas podem apresentar quadros recorrentes de infecção urinária. Geralmente, esse problema recebe o nome de cistite de repetição, embora a infecção possa acometer qualquer estrutura do trato urinário.
Neste artigo vamos explicar para você o que é a infecção urinária de repetição e o que pode provocar esse problema. Assim ficará mais fácil atuar de maneira preventiva. Acompanhe!
Índice
O que é a infecção urinária de repetição?
A infecção urinária é um problema que pode acometer qualquer pessoa mais de uma vez ao longo da sua vida. Como explicamos na introdução, geralmente esse problema atinge em especial as mulheres, e isso acontece em decorrência da anatomia do corpo delas.
Sendo assim, um quadro de infecção urinária, principalmente no público na população feminina, é considerado comum. Mas é preciso ter atenção quando esse problema começa a acontecer com frequência.
Um quadro de infecção urinária de repetição se caracteriza pela ocorrência do problema duas vezes dentro de seis meses, ou então quando acontece mais de três vezes no período de um ano. Portanto, a infecção urinária de repetição não é um problema diferente da infecção urinária comum. Recebe essa classificação somente pelo fato de se manifestar várias vezes.
Quais são as causas da infecção urinária de repetição?
Algumas pessoas podem apresentar uma suscetibilidade maior para a ocorrência de infecção urinária. Quando existe essa predisposição do organismo, há um risco aumentado quando em contato com os fatores que causam os processos infecciosos.
As causas da infecção urinária de repetição não são diferentes dos demais quadros infecciosos do trato urinário. Sendo assim, esse problema pode se manifestar em função de:
- proliferação excessiva de bactérias na entrada da vagina e da uretra;
- infecções vaginais, como clamídia, gonorreia e vaginoses;
- problemas urinários, como retenção urinária e esvaziamento incompleto da bexiga;
- presença de cálculos urinários que estejam provocando obstrução;
- alterações hormonais ou na flora microbiana da região;
- alterações na anatomia das vias urinárias;
- uso de cateteres;
- prolapso genital (bexiga caída);
- diabetes mellitus.
Sendo assim, também existem alguns fatores de risco que estão associados a uma incidência maior de infecção urinária de repetição, por exemplo:
- excesso de higiene na região genital;
- uso de espermicidas ou de diafragma vaginal;
- uso frequente de antibióticos;
- aumento da frequência das relações sexuais;
- menopausa e gravidez;
- segurar a vontade de urinar;
- baixa ingestão de água;
- queda da imunidade.
Como a infecção urinária de repetição é tratada?
Quando a infecção urinária começa a acontecer várias vezes, é preciso investigar o que pode estar provocando essa recorrência do quadro a fim de realizar o tratamento correto. No primeiro momento, deve-se interromper a infecção em si, o que é feito, geralmente, por meio da administração de antibióticos, já que é mais comum que as infecções sejam causadas por bactérias.
Contudo o médico vai avaliar as causas dessa repetição para indicar outros procedimentos ou medidas preventivas personalizadas, conforme a necessidade de cada paciente. Como você viu, até mesmo o diabetes pode favorecer esse problema, logo, somente o especialista pode definir o que é adequado para cada pessoa, dependendo da causa diagnosticada.
É possível prevenir a infecção urinária de repetição?
Existem algumas medidas que podem ser adotadas para reduzir o risco de infecção urinária de repetição. Por exemplo:
- aumentar a ingestão de água ao longo do dia;
- manter uma dieta equilibrada para aumentar a imunidade;
- atender ao desejo de urinar;
- realizar a higiene íntima da maneira correta;
- evitar duchas vaginais e desodorantes íntimos;
- preferir roupas mais leves e soltas;
- urinar antes e depois das relações sexuais;
- fazer a troca regular dos absorventes;
- evitar os banhos de banheira.
De toda forma, é muito importante contar com a ajuda de um especialista quando ocorrem quadros de infecção urinária de repetição. Assim fica mais fácil entender o que está provocando esse problema para que ele seja combatido em sua base, evitando infecções futuras.
Possui alguma outra dúvida sobre o assunto? Deixe o seu comentário abaixo e compartilhe o conteúdo!