O nódulo no rim é uma doença comum que em maior parte dos casos, é descoberto incidentalmente.
No post de hoje, vamos falar melhor sobre o que são os nódulos nos rins, seus tratamentos e a cirurgia. Continue nos acompanhando.
Índice
Nódulos renais x Cistos renais
A primeira coisa que devemos fazer ao falar de nódulos renais, é diferenciar eles dos cistos renais.
Cistos nos rins são muito comuns. Se fizermos o ultrassom de 100 pessoas passando pela rua, por exemplo, grande parte delas irá ter cistos nos rins.
Cistos são como se fossem bolhas de líquido dentro do rim. Já os nódulos são lesões sólidas, não tem líquidos. Por isso, é muito importante sabermos diferenciar um do outro.
Devo me preocupar com os Nódulos nos Rins?
Enquanto os cistos, que são bolhas de líquido, na grande maioria das vezes são benignos, os nódulos precisam ser olhados com mais atenção, pois muitas vezes os nódulos podem ser malignos.
O principal parâmetro que irá nos dizer se temos que ficar mais preocupados com o nódulo ou não são as características deste nódulo nos exames de imagem, principalmente na tomografia com contraste ou na ressonância magnética, que são os principais exames de imagem que usamos para avaliar os nódulos nos rins.
Existem nódulos renais benignos, como, por exemplo, os angiomiolipomas, que são tumores benignos formados por células de gordura, por vasos sanguíneos, e a única coisa que devemos ficar atentos com os angiomiolipomas é que dependendo do tamanho, eles podem ter um riso de sangramento, por conta da questão deles serem formados por vasos sanguíneos.
Agora, outros tipos de nódulos com características mais malignas precisamos acompanhar mais de perto e dependendo do caso, fazer o tratamento deste nódulo.
Tratamento dos Nódulos renais malignos
O tratamento dos nódulos renais com suspeita de malignidade pode ser um tratamento cirúrgico, onde, atualmente, a principal cirurgia feita é a cirurgia que remove apenas o nódulo e preserva o rim, preservando sua função que também é importante!
Quando vamos fazer a cirurgia para retirada do nódulo, a gente pode usar um dos métodos minimamente invasivos, como, por exemplo, a videolaparoscopia e mais atualmente, a cirurgia robótica, a gente pode tirar o nódulo usando uma ferramenta, o robô!
Ablação
Outro método de tratamento dos nódulos renais é a ablação dos nódulos. O que seria a ablação dos nódulos?
A gente faz um método percutâneo, ou seja, através da pele a gente introduz uma agulha onde podemos fazer o congelamento do nódulo renal, a gente chama de uma crioablação do nódulo. Também podemos "queimar" o nódulo por radiofrequência, assim também conseguimos fazer o tratamento deste nódulo!
Isso depende muito das características do nódulo, do tamanho, da posição dele, para escolhermos entre um tratamento e o outro, por isso é muito importante a avaliação de um médico especialista, que no caso, é um médico urologista!
Resumidamente, é isso o que temos para falar sobre nódulos renais. Se você conhece alguma pessoa que tenha esse tipo de problema, não deixe de compartilhar nosso conteúdo e marcar esta pessoa nos comentários de nossas redes sociais. Até mais!
Boa noite, eu estou com um nódulo no rim esquerdo, medindo 1,7cm e um cisto também medindo 1cm .
Isabel, obrigado por compartilhar o seu relato conosco. Você continuou com o acompanhamento médico? Qual foi o diagnóstico? Compartilhe para que mais pessoas com o caso parecido se identifiquem.
Fazendo uma ultrassonografia de rotina descobri que tenho um nódulo angiomiolipoma de 1 cm.vou passar no urologista dia 21.
É preocupante?
Olá Marli. Como foi a consulta com o urologista? Esclareceu suas dúvidas?
Muito bom o seu esclarecimento sobre os nódulos no rim.
Obrigada
Olá Aparecida que bom que ficou fácil de entender.
Estou com um nódulo no rim esquerdo de 4,3x3,6x4,1 pode ser cisto,
Boa noite estou com um nódulo de 8cm no rim direto e caso de cirurgia
Olá Dr Rodrigo Freddi
Realizei o exame de ultrassom e identificaram que no meu rim tenho um angiomiolipoma de 1cm, mas qual a diferença de angiomiolipoma e tumor? no exame de imagem identifica a diferença?
Olá Natália dos Santos Martins, espero que esteja bem!
O angiomiolipoma renal é caracterizado como um tumor benigno correspondente a 10% dos tumores que acometem os rins. Este é um trecho do nosso artigo Descobri um Angiomiolipoma renal. Quais as formas de tratar?
Saiba mais clicando no artigo Descobri um Angiomiolipoma renal. Quais as formas de tratar?
Dúvidas ou sugestões entre em contato!
Dr. Rodrigo Freddi
Urologista