A próstata é uma glândula pequena e responsável por produzir um líquido que faz parte do sêmen. Quando ocorre a inflamação dessa glândula, ela recebe o nome de prostatite.
No post de hoje, vamos falar um pouco mais sobre esse assunto e você vai saber quais são os sintomas, como funciona o diagnóstico e as formas de tratamento. Acompanhe!
Índice
O que pode causar a prostatite?
Existem diversos fatores que podem levar ao desenvolvimento da prostatite. Mas, na maioria das vezes, ela é causada por uma infecção, mais precisamente bactérias que podem ser detectadas no intestino grosso ou trato urinário, como a Echerichia coli.
De maneira geral, podemos dizer que a incidência de prostatite é maior em pessoas que tiveram infecção de bexiga, hiperplasia prostática benigna, praticam sexo anal, entre outros.
Tipos de prostatite
Geralmente, a prostatite é classificada segundo sua causa, ou seja, se ela é bacteriana ou não e considerando o início dos sintomas. Assim sendo, os principais tipos de prostatite são:
- Tipo I – Prostatite bacteriana aguda: Facilmente confundida com infecção do trato urinário;
- Tipo II – Prostatite bacteriana crônica: Ocorre quando a bactéria ainda está no trato urinário, com evolução lenta dos sintomas;
- Tipo III A – Síndrome de dor pélvica: Não possui uma causa infecciosa;
- Tipo III B – Prostatite crônica não inflamatória ou prostatodinia: Sem sinais de inflamação ou infecção;
- Tipo IV - Prostatite inflamatória assintomática: Não apresenta sintomas característicos.
Quais são os sintomas de prostatite?
Entre os sintomas mais comuns e que podem indicar a prostatite estão a dor ao urinar e o jato fraco de urina. Além desses, existem alguns outros sinais que indicam o problema:
- Vontade de urinar com frequência;
- Presença de gotas de urina na roupa íntima;
- Dor ao ejacular;
- Vontade de urinar repentina;
- Dor na região dos testículos;
- Dificuldade em manter uma ereção.
Também podem ocorrer febre e calafrios, principalmente quando a prostatite é provocada por infecção. A presença de sangue na urina ou esperma é outro sinal da doença. Mas, por serem semelhantes aos sintomas de infecção urinária, é importante consultar o urologista para um diagnóstico mais preciso.
Como funciona o diagnóstico?
O diagnóstico é feito pelo médico urologista com base nos sintomas do paciente, que possuem relação com a dificuldade de urinar.
São indicados, então, alguns exames como o de sangue, de urina e líquido seminal, além de exames de imagem como ultrassom, toque retal, hemograma e PSA.
Qual o tratamento indicado para prostatite?
O tratamento de prostatite dependerá do diagnóstico. Se for bacteriana aguda, são indicados antibióticos e o paciente deve utilizar por duas semanas ou mais.
Outros medicamentos como analgésicos e anti-inflamatórios também podem ser prescritos pelo urologista para amenizar os sintomas, além de remédios alfa, para ajudar a relaxar a bexiga e fibras musculares da próstata.
Se a prostatite bacteriana for crônica, o tratamento é mais longo, também com antibióticos. Caso não tenha o efeito esperado, a cirurgia para remoção é indicada.
O conteúdo foi esclarecedor? Deixe abaixo um comentário e compartilhe!