A infertilidade masculina pode ser causada por uma série de fatores, como inflamações, infecções, problemas anatômicos, hormônios desregulados, traumas, doenças, entre outros. Em alguns casos, é possível reverter essa condição por meio de tratamentos específicos.
A infertilidade se caracteriza pela dificuldade que o casal tem de obter uma gravidez mesmo mantendo relações sexuais sem nenhum tipo de método contraceptivo ao longo de um ano.
De acordo com o Ministério da Saúde, a infertilidade atinge entre 10 a 20% dos casais que estão em idade reprodutiva. Desses, em cerca 30% dos casos a infertilidade tem origem em fatores masculinos.
Mas o que pode provocar a infertilidade masculina? Preparamos este artigo para explicar quais são as possíveis causas desse problema. Continue lendo para descobrir e ainda veja se é possível reverter o problema.
Índice
O que provoca a infertilidade masculina?
Diferente do que acontece com as mulheres, a infertilidade masculina nem sempre está relacionada com o avanço da idade. Na verdade, ela costuma ocorrer em função das condições do organismo do homem, seja por características individuais ou devido a problemas de saúde. A seguir, apresentamos algumas possíveis causas de infertilidade no homem.
Problemas anatômicos
Quando existem problemas na anatomia dos órgãos reprodutores masculinos, isso pode levar a quadros de infertilidade. É o que acontece, por exemplo, com a criptorquidia, uma malformação que impede que os testículos desçam. Eles ficam posicionados da maneira incorreta e isso atrapalha a produção de espermatozoides.
A varicocele é um problema que também pode alterar a anatomia do homem. Ela é causada por um inchaço das veias localizadas ao redor dos testículos.
As alterações anatômicas podem acontecer, ainda, em decorrência de algumas cirurgias ou na presença de nódulos e tumores que obstruem o canal por onde os espermatozoides passam.
Infecções ou inflamações
As infecções urinárias e inflamações da próstata (prostatite) são mais algumas possíveis causas de infertilidade masculina. Isso também acontece com os quadros de caxumba, orquite e devido a doenças sexualmente transmissíveis, como a gonorreia.
Fatores hormonais
As alterações hormonais geralmente são discutidas somente em relação às mulheres. No entanto, os homens também podem apresentar esse tipo de problema. Quando ocorre o mau alterações no funcionamento de órgãos ou estruturas como a tireoide, o hipotálamo, a hipófise e as glândulas suprarrenais, também pode acontecer prejuízos na produção do esperma.
Os desequilíbrios hormonais alteram os níveis de testosterona, a contagem de espermatozoides e afetam a ejaculação. Assim, há produção de esperma de baixa qualidade, reduzindo a chances de uma gravidez.
Traumas ou doenças
Quando os testículos sofrem algum tipo de trauma, existe a possibilidade de o homem ficar infértil. Algumas doenças neurológicas, o diabetes e tratamentos como radioterapia e quimioterapia também causam a infertilidade masculina.
Características e hábitos do homem
Existe uma relação entre a obesidade e a infertilidade masculina, logo essa é uma característica do homem que pode atrapalhar a gravidez por vias naturais. O mesmo se dá com determinados hábitos adotados, como o uso de cigarros.
Medicamentos e substâncias
Existem substâncias medicamentosas que podem provocar a infertilidade masculina. É o caso de remédios que controlam a hipertensão arterial, que tratam a artrite reumatoide, a colite ulcerativa e ainda os antidepressivos tricíclicos.
Vale ressaltar que o uso de anabolizantes, principalmente sem o acompanhamento de um especialista, é mais um fator de risco para infertilidade masculina.
É possível reverter a infertilidade masculina?
A infertilidade masculina pode ser revertida dependendo da sua causa e do seu grau. Quando ela está relacionada a algum tipo de doença, como uma inflamação ou uma infecção, é possível tratar essa condição. O mesmo se dá quando a gravidez não acontece em decorrência de alterações hormonais.
A estabilização do organismo do homem pode ser suficiente para que ele tenha a sua fertilidade mais uma vez.
Sendo assim, é preciso que seja feita uma análise individual para entender quais são as causas da infertilidade masculina, avaliar as terapias possíveis e os resultados prováveis. Logo, o suporte de um urologista é indispensável.