Os testículos são glândulas ou gônadas que se localizam na parte de trás do pênis, no saco escrotal. A sensação desconfortável que muitos homens acabam sentindo nessa região é caracterizada como dor nos testículos.
Mas, o que pode provocar esse tipo de dor? Seria esse um sintoma de câncer de testículo? Se você sofre com esse problema atualmente, acompanhe o post de hoje para entender melhor!
Índice
Dor nos testículos: o que é?
A dor nos testículos é um sintoma comum entre os homens, sendo classificada como crônica ou aguda. A dor crônica é aquela que surge de maneira lenta e se mantém por diversas semanas e até meses.
Por sua vez, a dor aguda surge rapidamente e não dura tanto quanto a anterior, perdurando poucas horas ou dias.
Possíveis causas de dor nos testículos
São vários os fatores que contribuem para o surgimento de dor nos testículos, sendo os principais:
Varicocele
Varicocele é uma dilatação que ocorre com mais frequência nas veias do testículo esquerdo, mas ainda assim pode ocorrer em ambos os testículos. É uma alteração que gera bastante desconforto e faz com que a região fique inchada, provocando a sensação de calor quando o homem faz atividades físicas.
Torção do testículo
Essa é uma situação mais grave, que é muito comum em homens antes dos 25 anos de idade. Geralmente, provoca uma dor muito intensa e ainda existem casos onde ela não acontece por completo, ou seja, o indivíduo sente apenas um desconforto ao se movimentar.
Epididimite
Inflamação do epidídimo, causada por vírus ou bactérias e provocando dor intensa, vermelhidão, inchaço, calafrios e febre.
Também fazem parte da lista de fatores que levam o indivíduo a sentir dor nos testículos:
- Hérnia inguinal;
- Prostatite;
- Caxumba;
- Dor nos testículos após forte excitação.
A dor pode indicar câncer de testículo?
Raramente o câncer de testículo provocará alguma dor. Mas, quando a doença já está em um estágio avançado e o tumor possui grandes dimensões, podem surgir alguns sintomas indicando uma anormalidade na região.
Desta forma, o indivíduo passa a sentir o aumento do tamanho dos testículos, presença de caroço ou inchaço, sinais que geram muito desconforto.
Assim sendo, ao notar qualquer um dos sintomas descritos, é fundamental consultar o urologista para confirmação do diagnóstico através de exames e receber o tratamento adequado.
Lembre-se que, embora existam riscos para a fertilidade, o diagnóstico precoce pode aumentar as chances de eliminação da doença, caso realmente seja confirmada.
Suas dúvidas foram esclarecidas com o conteúdo de hoje? Deixe um comentário abaixo e conte-nos!