A incontinência urinária é a perda súbita de urina de forma involuntária pela uretra. Esse problema pode acometer pessoas de ambos os sexos e de qualquer idade, entretanto, costuma ser mais comum em mulheres e idosos.
Nem sempre se caracteriza pela perda de um grande volume de urina de uma só vez, pois podem acontecer pequenos escapes ao longo do dia. Além disso, o problema não é igual para todas as pessoas, então, a incontinência pode ser classificada em diferentes tipos.
Incontinência urinária de urgência
Consiste na vontade repentina e intensa da vontade de urinar, nem sempre deixando o tempo para que a pessoa consiga chegar ao banheiro. Ocorre mesmo quando a bexiga não está cheia.
Incontinência urinária por esforço
A perda urinária acontece em decorrência de atividades que geram pressão ou estresse na bexiga, como rir, levantar peso, espirrar ou tossir.
Incontinência urinária por transbordamento
Ocorre todas as vezes em que a bexiga está cheia, desencadeando escapes. Acontece, também, de ela não esvaziar completamente, causando gotejamentos.
Incontinência urinária mista
Nesse caso, as perdas acontecem tanto quando há urgência para ir ao banheiro, quanto em decorrência de algum esforço.
Causas da incontinência urinária
O sistema nervoso autônomo é o responsável pela eliminação da urina, fazendo o controle desse processo. Mas existem alguns fatores que podem comprometer esse controle e causar a incontinência, como:
- obesidade;
- gravidez e parto;
- prisão de ventre;
- estresse emocional;
- tosse crônica;
- infecções urinárias;
- compressões na bexiga;
- pressão abdominal;
- lesões nos nervos do esfíncter (nos homens);
- bexigas hiperativas;
- presença de tumores benignos ou malignos;
- comprometimento muscular dos esfíncteres ou assoalho pélvico.
Existem, ainda, alguns fatores de risco que favorecem a manifestação da incontinência urinária, sendo:
- avanço da idade;
- sexo;
- raça;
- obesidade;
- algumas doenças, como diabetes e problemas neurológicos.
Tratamento da incontinência urinária
Como a incontinência urinária tem diferentes causas e tipos, o tratamento é personalizado para cada pessoa de acordo com o diagnóstico feito pelo urologista. De um modo geral, pode envolver exercícios para fortalecer a musculatura, medicamentos, fisioterapia ou cirurgias.
Por isso, na presença de sintomas, é preciso se consultar com o especialista para que ele possa investigar a saúde de um modo geral, entender as causas da incontinência urinária e indicar o melhor tratamento conforme as características do quadro, do paciente e suas necessidades.