Estima-se que 15% dos homens apresentem o diagnóstico de varicocele. Mas, quando falamos de homens com problemas de fertilidade, até 40% apresentam varicocele, sendo essa a causa mais frequente de infertilidade masculina.
Coloco abaixo as dúvidas mais frequentes sobre a varicocele em casais com problemas de fertilidade.
Índice
O que é varicocele e como ela causa infertilidade?
Varicocele é a dilatação das veias do testículo, ela ocorre mais comumente no testículo esquerdo, mas pode também aparecer à direita ou bilateralmente. Com essa dilatação venosa, o sangue fica represado, ocasionando um aumento da temperatura do testículo e a produção de radicais livres de oxigênio, esses dois fatores causam alteração na produção de espermatozóides pelo testículo, geralmente mostrando alterações no espermograma na concentração, na mobilidade e/ou na morfologia dos espermatozóides.
Como é diagnosticada a varicocele?
O diagnóstico da varicocele é clínico, ou seja, é feito pela palpação das veias do testículo por um médico habilitado. Em alguns casos de dúvida diagnóstica, a ultrassonografia com doppler pode auxiliar no diagnóstico.
Uma vez diagnosticada a varicocele, o tratamento é sempre indicado?
Nem sempre. A recomendação mais atual é que sejam tratados os homens com varicocele palpável, infertilidade e alteração de espermograma, incluindo aqui os que têm varicocele e azoospermia não obstrutiva.
Os que tenham varicocele diagnosticada apenas no ultrassom, sem alteração de fertilidade ou de espermograma não precisam ser tratados.
Outras indicações de tratamento podem ser dor e diminuição do volume do testículo.
Qual é a melhor forma de se tratar a varicocele?
O melhor método atualmente de tratamento da varicocele é a cirurgia com pequena incisão na virilha (técnica subinguinal) e com uso de microscópio. Essa é a técnica com maior chance de sucesso, menos complicações e menor taxa de recorrência da varicocele. Essa técnica apresenta 1 a 2% de recorrência, contra 15% da técnica mais antiga em que não se usa o microscópio. Essa técnica também tem melhores resultados que a embolização percutânea. A cirurgia laparoscópica também é uma opção, porém menos utilizada em nosso meio.
E como eu sei se a cirurgia teve bom resultado?
Após a cirurgia deve-se realizar um novo espermograma em 3 a 6 meses. A melhora no espermograma ocorre em 50 a 70% dos casos, com taxa de gravidez que pode chegar a até 60% segundo estudos recentes.