Logo | Dr. Rodrigo Freddi
AGENDE A SUA CONSULTA

Entenda as causas e saiba como tratar a Doença de Peyronie

Atualizado em 04/06/2024
Tempo de leitura: 4 min.

A doença de Peyronie se desenvolve a partir da formação de tecido fibroso quando o pênis sofre traumas ou micro traumas. Seu tratamento pode ser feito por meio de medicamentos, durante a fase inflamatória do problema, ou corrigido com cirurgia, quando a fibrose já está instalada.

entenda as causas e saiba como tratar a doenca de peyronie dr rodrigo freddi bg 1

O pênis é um órgão que também pode sofrer lesões, e não estamos falando apenas daquelas que se manifestam na pele. Os tecidos internos podem ser lesionados, com risco de levar a problemas com a doença de Peyronie.

Esse problema, quando não tratado, tende a evoluir com o passar do tempo, comprometendo a vida sexual do homem. Por isso, é muito importante que os seus primeiros sinais sejam identificados para que se possa buscar ajuda especializada e interromper a evolução da doença.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo para entender as causas da doença de Peyronie e suas opções de tratamento.

O que causa a doença de Peyronie?

A doença de Peyronie se desenvolve em consequência de micro traumas ou traumas que ocorrem no pênis durante as relações sexuais. Essas lesões cicatrizam e formam um tecido fibroso, com menos elasticidade do que o restante do tecido do pênis. Como resultado dessa cicatriz, com o passar do tempo, o órgão fica deformado.

O que caracteriza a doença de Peyronie é a curvatura peniana que, em casos extremos, pode fazer com que o pênis tenha o formato de L. Essa tortuosidade é percebida somente durante a ereção e pode dificultar bastante as relações sexuais ou impossibilitá-las, além de causar dor. Existem diversos fatores que podem causar a doença de Peyronie, como você pode ver a seguir.

Problemas de ereção

Os traumas que o pênis sofre e que favorecem a doença de Peyronie costumam ser provocados por problemas durante a ereção. Isso dificulta a penetração e pode fazer com que o pênis escape, em especial quando o homem não está no controle da situação.

O avanço da idade pode favorecer os problemas de ereção devido a problemas hormonais ou no fluxo sanguíneo para o pênis. Porém, homens mais jovens também podem enfrentar dificuldades de ereção. A má qualidade dela leva à ocorrência dos traumas, causando a fibrose e a deformidade.

Diabetes

O diabetes compromete os vasos sanguíneos devido à alta taxa de glicose no sangue. O pênis precisa de sangue para se manter ereto, mas essa doença pode atrapalhar o processo de ereção, fazendo com que ela tenha uma má qualidade e aumentando a suscetibilidade para os traumas. Além disso, o diabetes pode danificar os nervos responsáveis pela sensibilidade na região genital do homem, e isso também atrapalha a ereção.

Fatores genéticos

Existe uma condição chamada Curvatura Peniana Congênita, ou Pênis Curvo do Jovem. Nesse caso, desde o nascimento, o tecido apresenta uma elasticidade diferente. Quando o garoto alcança a puberdade, é possível perceber a tortuosidade.

Essa característica não costuma trazer problemas para o desenvolvimento e a vida sexual do rapaz, e nem sempre precisa de tratamento. Porém, na hora do sexo, é preciso ter um cuidado a mais porque essa curvatura natural pode favorecer a ocorrência de traumas. 

Quais os principais sintomas da doença?

A doença de Peyronie se manifesta em duas fases. A primeira é a inflamatória, conhecida como fase aguda, em que ocorre dor durante a ereção ou o ato sexual e é possível perceber a formação de nódulos ou placas no pênis. Nessa fase, ainda não aconteceu a completa cicatrização das lesões.

A segunda fase é chamada de fibrose, cicatricial ou fase crônica. Nela, a placa de tecido fibroso já se estabilizou e a deformidade está estável.

  • Curvatura peniana anormal durante a ereção
  • Placas ou nódulos palpáveis no pênis
  • Dor durante a ereção ou durante relações sexuais
  • Diminuição da qualidade da ereção
  • Dificuldade em manter a ereção

Esses são os principais sintomas da doença de Peyronie. Esses sintomas podem afetar a vida sexual e causar desconforto, sendo importante buscar orientação médica para o diagnóstico e tratamento adequados. O tratamento é realizado de acordo com a fase da doença.

Qual é o tratamento para a doença de Peyronie?

Procedimentos clínicos

Os procedimentos clínicos surtem um bom efeito durante a fase inflamatória da doença de Peyronie. Podem ser receitados medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, além de substâncias que aumentem a circulação sanguínea no pênis, com o intuito de estabilizar a evolução da deformidade.

Esses medicamentos podem ser orais ou na apresentação de pomadas em gel e até mesmo injetáveis. Mas após o uso desses medicamentos será feita uma nova avaliação do paciente para verificar se a doença de Peyronie prejudicou a funcionalidade do pênis.

Cirurgia

O procedimento cirúrgico é feito nos pacientes que se encontram na fase cicatricial da doença de Peyronie. Nesse caso, os medicamentos já não surtem mais efeito, então, é feita a cirurgia para corrigir a curvatura acentuada. Durante a mesma cirurgia, pode ser feito o implante de uma prótese peniana para auxiliar o homem em sua vida sexual.

Quanto antes a doença de Peyronie for diagnosticada, mais fácil será o seu tratamento, com menos risco de comprometimento da funcionalidade do pênis. Logo, é muito importante observar os sintomas do problema, como nódulos, caroços, dor durante a ereção, afinamento do pênis, diminuição do pênis e a formação de curvatura, para buscar ajuda médica.

Dr. Rodrigo Freddi CRM 129415
Dr. Rodrigo Freddi
CRM 129415
Formado pela Universidade de São Paulo (USP), pós-graduado em Urologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, atua com vasta experiência na área de urologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Dr. Estou vivo em Angola e estou com a doenças da peyrone mais não em estado avançado.

  2. Geraldo Bastos Filho foi muito importante para mim as informações pois estou vivendo com esse problema fiz uma ultra som que acusou essa doença agradeço as informações Dr Rodrigo Freddi

  3. Meu marido começou com problema na próstata terminando o tratamento percebeu a curvatura e tá cada x mais e diminuindo o tamanho o retorno ao médico tá demorando será que vai precisar de cirurgia?

  4. O Exame de ultrasonagrafia de Doppler sem fármaco induzido indetifca a doença ? Esse exame com farmaco induzido é o mesmo que o doppler colorido das arterias penianas ? Agradeço de puder responder.

  5. Fui diagnosticado com doença de peironie Qual o especialista que devo procurar , tenho recomendação de um urologista.

  6. DR.EU CREIO TER ESTA DOENÇA ...TENHO CURVATURA ACENTUADA...E ALGUMAS VEZES SINTO INCÔMODOS COM O PENIS ERETO...MAS NAO SINTO DORES E AS VEZES SE TIVER MUITO EXCITADO NAO CONSIGO EJACULAR..PRECISO RELAXAR UM POUCO O PENIS..AO TOCA-LO SINTO-LHE MAI TESO QUE O NORMAL PARECENDO OSSO..NAO SEI O QUE FAZER.

    1. Olá Walter Barbosa de Andrade, espero que esteja bem!

      Agradecemos o elogio e reconhecimento feito em nosso artigo, temos o objetivo de fornecer informações precisas e úteis para ajudar as pessoas a entenderem melhor essas questões de saúde tão importantes.

      Estamos aqui para ajudar no que for necessário!

      Dúvidas ou sugestões entre em contato!

      Dr. Rodrigo Freddi.
      Urologista

  7. Excelente informação. Estou passando por essa situação, e estou tratando. Não é desesperador. É preciso paciência e muito cuidado.

    1. Olá Elieser, espero que esteja bem!

      Agradecemos o elogio e reconhecimento feito em nosso artigo, temos o objetivo de fornecer informações precisas e úteis para ajudar as pessoas a entenderem melhor essas questões de saúde tão importantes.

      Estamos aqui para ajudar no que for necessário!

      Dúvidas ou sugestões entre em contato!

      Dr. Rodrigo Freddi.
      Urologista

  8. Boa tarde!
    Tenho 60 anos a um ano com esse problema, gostaria de saber qual é a média de valor para esse procedimento cirúrgico!

    1. Olá Rodolfo Wallace de Souza Dias, espero que esteja bem! Sugiro que procure uma clinica especializada para analise da possibilidade de cirurgia no seu caso ou procedimentos clínicos como medicações e pomadas em gel.

      Dúvidas ou sugestões entre em contato!

      Dr. Rodrigo Freddi
      Urologista

siga minhas redes sociais
Dr. Rodrigo Freddi | CRM 129415 | RQE 80964 - Urologia - Desenvolvido por Surya Marketing Médico.
Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
10:24 | 04/11/2024
Agende sua consulta
magnifiercross