Logo | Dr. Rodrigo Freddi
AGENDE A SUA CONSULTA

Hidronefrose: quais as causas e como tratar?

Atualizado em 16/04/2024
Tempo de leitura: 2 min.

A hidronefrose é caracterizada pelo inchaço que surge no rim por conta do acúmulo de urina, que na maioria das vezes é provocado por uma obstrução.

Quer entender melhor sobre o problema, saber quais são as causas e qual o tratamento indicado? Acompanhe a seguir!

O que pode causar a Hidronefrose?

Em geral, a hidronefrose pode surgir como uma complicação de pedra nos rins ou tumor de vias urinárias. Mas, também existem outros fatores que podemos considerar como causas do problema, sendo eles:

Em boa parte dos casos, a hidronefrose acomete apenas um dos rins. Porém, também é possível que o indivíduo sofra de hidronefrose bilateral, com sintomas mais intensos que podem surgir de forma mais rápida, por afetar ambos os rins.

Vale ressaltar que a hidronefrose pode acometer pessoas de todas as idades, incluindo crianças que apresentam algum distúrbio congênito. 

Quais são os sintomas de Hidronefrose?

A princípio, a hidronefrose apresenta sintomas leves como a vontade frequente e repentina de urinar. Ainda assim, com o tempo, alguns outros sinais podem surgir, como por exemplo:

  • Náuseas;
  • Sangue na urina;
  • Vômito;
  • Dor intensa nas costas ou laterais;
  • Mal-estar e fraqueza;
  • Febre (em casos de infecção do trato urinário);

Além dos sinais citados acima, quando a causa é uma infecção urinária, o indivíduo pode sentir queimação ao urinar, arrepios e notar a urina turva.      

Qual o tratamento para Hidronefrose?

O tratamento para hidronefrose pode variar de acordo com as causas. Por isso, para tratá-la é necessário investigar a real causa. Mas, podemos dizer que uma das principais formas de tratar o problema é através de drenagem.

Caso a hidronefrose seja súbita ou aguda, pode ser inserido um tubo flexível ou stent através da pele do rim para drenar a urina em excesso. Outra maneira de realizar a drenagem é colocando um tubo de plástico macio, o Duplo J (stent ureteral) entre o rim e a bexiga.

Caso o problema tenha ocorrido devido a presença de cálculos nos rins ou ureteres, existem outras opções de tratamento como a ureteroscopia, tubo fino com instrumentos colocados na uretra para a remoção dos cálculos, ou por meio da litotripsia.

Se o aumento da próstata foi a principal causa, pode ser colocada uma rede pequena no interior das vias urinárias, aliviando a pressão e permitindo a circulação da urina. 

Já o tratamento cirúrgico é indicado quando os cálculos renais são muito difíceis de remover ou quando existe, de fato, um tumor. Geralmente, o rim leva 6 semanas para se recuperar após o tratamento, sem riscos de novas lesões.

O conteúdo foi esclarecedor? Deixe um comentário em caso de dúvidas!

Dr. Rodrigo Freddi CRM 129415
Dr. Rodrigo Freddi
CRM 129415
Formado pela Universidade de São Paulo (USP), pós-graduado em Urologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, atua com vasta experiência na área de urologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Meu marido está com hidronefrose grau 3, ele está muito preocupado já fizemos uma ressonância com contraste pra ver se tem algo mais, o que vc tem a nos dizer sobre esse assunto

      1. Olá Jaqueline Moura, espero que esteja bem!

        Recomendo que procure um médico especialista no assunto para iniciar o tratamento adequado.
        Após o tratamento iniciado siga todas as exigências e recomendações do mesmo.

        Qualquer dúvida ou sugestão entre em contato!

        Dr. Rodrigo Freddi

    1. Olá! Nosso objetivo é fornecer informações precisas e úteis para ajudar as pessoas a entenderem melhor essas questões de saúde tão importantes. Se tiver mais alguma dúvida ou precisar de mais informações, não hesite em nos contatar. Estamos aqui para ajudar no que for necessário!

      Dr. Rodrigo Freddi.
      Urologista

  1. A pessoa tendo a hidronefrose no rim esquerdo e nao sente sintomas ai demora de comecar o tratamento, o rim pode da falência?
    O rim com hidronefrose pode parar?

    1. Olá! Agradecemos imensamente seu elogio ao nosso artigo. Nosso objetivo é fornecer informações precisas e úteis para ajudar as pessoas a entenderem melhor essas questões de saúde tão importantes. Se tiver mais alguma dúvida ou precisar de mais informações, não hesite em nos contatar. Estamos aqui para ajudar no que for necessário!

      Dr. Rodrigo Freddi.
      Urologista

  2. Minha filha foi diagnosticada com hidronefrose
    E diminucao da diferenciacao corticomedular bilateral
    Estou apavorada...está em acompanhamento...

    1. Olá Lívia, espero que esteja bem! Sugiro que continue o tratamento para que seja curado o quanto antesDúvidas ou sugestões entre em contato!

      Dr. Rodrigo Freddi
      Urologista

  3. Estou com hidronefrose leve descobrir o diagnóstico depois de uma crise de cólicas renal mais fiz um ultrassom que constou não ter pedras bloqueando o canal minha urina o exame deu só um pouco de alteração a médica me passou antibiótico e não estou com dor queria saber si tenho que procurar um urologista ou si já fui curada fico preocupada

    1. Olá Juliana, espero que esteja bem!

      Recomendo que continue o tratamento para que sejam feitos novos exames e receba alta médica quanto a doença.

      Dúvidas ou sugestões entre em contato!

      Dr. Rodrigo Freddi
      Urologista

    1. Olá Ana Mesquita, espero que esteja bem!

      Recomendo que procure um médico especialista no assunto e siga todas as exigências e recomendações do mesmo.
      Dúvidas ou sugestões entre em contato!

      Dr. Rodrigo Freddi
      Urologista

 | 06 / 05 / 24
Descubra se o câncer de rim é grave e saiba as causas e sinais de alerta. Fique informado para uma detecção precoce. Saiba mais!
Ler Mais
 | 07 / 08 / 23
Você já ouviu falar sobre o feocromocitoma? Conheça esse tumor que se forma na glândula adrenal e descubra como é feito o tratamento dele.
Ler Mais
1 2 3 9
siga minhas redes sociais
Dr. Rodrigo Freddi | CRM 129415 | RQE 80964 - Urologia - Desenvolvido por Surya Marketing Médico.
Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
14:25 | 24/06/2024
Agende sua consulta
magnifiercross