A litíase urinária é uma patologia designada pela formação de cálculos, também conhecidos como "pedras", em nosso trato urinário.
Em nosso post de hoje, falaremos sobre um tema bastante comum para o urologista, que é o tema da Litíase Urinária. Continue nos acompanhando e saiba mais sobre este assunto!
Índice
Formação das Pedras
O processo de formação das pedras geralmente é iniciado nos rins e pode ser causado por uma série de motivos, como, por exemplo:
- Alterações Alimentares;
- Ingerir pouco líquido;
- Dieta rica em sódio.
As pedras começam a ser formadas dentro dos rins e muitas vezes não sabemos disso, pois, muitas vezes, são pedras pequenas e que não dão sintomas.
Sintomas da Litíase Urinária
A medida que essa pedra vai crescendo ela pode dar alguns sintomas, mas estes sintomas vão vir, principalmente, quando a pedra sai do rim e para no canal que leva a urina do rim até a bexiga, chamado ureter, e aí acontece a famosa cólica de rim, que pode levar a pessoa até o pronto socorro!
Como eu citei anteriormente, quando a pedra está no rim, ela é assintomática e também pode ser diagnosticada quando se faz um exame por outro motivo.
Tratamento da Litíase Urinária
As pedras no trato urinário tem um tratamento bastante diversificado. Isso depende se está com sintomas ou não, aonde a pedra está, o tamanho da pedra, características inerentes ao paciente.
Tem pedras que a gente pode não precisar fazer nenhum tratamento, apenas acompanhar, por exemplo, pedras pequenas, pedras nos rins, pedras assintomáticas, apenas acompanhar.
Algumas pedras vão precisar de intervenção por serem pedras maiores, por serem pedras sintomáticas, causando dor e alterações urinárias
O tratamento pode ser desde um tratamento medicamentoso ou pode passar por um tratamento com implosão de pedras que a gente chama de litotripsia extracorpórea, que é uma implosão das pedras por ondas de choque, ou pode ser um tratamento cirúrgico.
Hoje em dia fazemos tratamentos para pedras, principalmente tratamentos endoscópicos, por dentro do canal da urina. Então, quando o paciente tem uma pedra que precisa ser tratada cirurgicamente, na grande maioria das vezes, vai ser feito um tratamento por via endoscópica que vai chegar aonde está a pedra, vai quebrar essa pedra com um laser se for necessário, tirando os pedacinhos da pedra e tratando o problema.
Tratamento Pós Cirúrgico
É importantíssimo também, não pararmos o tratamento na pedra, pois muitas vezes a pessoa elimina a pedra, ou faz a cirurgia e remove a pedra, mas pode ter de novo o mesmo problema. Geralmente quem formou uma vez um cálculo, pode formar outras vezes.
Então, também é uma parte importante do tratamento investigarmos porque essas pessoas estão formando as pedras, investigar a parte alimentar como falei anteriormente, e investigar também a parte metabólica, uma série de sais que podem estar presentes em nossos sangue e urina que se estiverem desbalanceados podem levar à formação de novas pedras.
Então, é muito importante procurar um médico especialista para esse casoe fazer o tratamento adequado das pedras e depois fazer o segmento e fazer o tratamento preventivo para não formar novos cálculos.