Os homens também podem desenvolver infecções urinárias, apesar de a frequência desse problema ser maior nas mulheres. É preciso tratar a infecção para que ela não evolua para quadros mais graves nem traga problemas para a próstata.
É verdade que as mulheres estão mais propensas a desenvolver infecções urinárias por causa da anatomia do seu corpo. Entretanto, os homens também podem ser acometidos por esse quadro, que requer tratamento para não trazer complicações maiores.
A infecção urinária no homem apresenta algumas diferenças em relação a esse quadro nas mulheres, inclusive devido aquilo que provoca o problema. Preparamos este artigo para falar um pouco mais sobre esse tema para que você fique por dentro do assunto. Continue lendo e veja tudo que você precisa saber sobre a infecção urinária masculina.
Índice
Homem também tem infecção urinária?
As mulheres estão mais suscetíveis às infecções urinárias porque existe uma proximidade da uretra com o ânus. Também porque a uretra do corpo feminino é mais curta em relação ao do homem, o que facilita a entrada de micro-organismos no trato urinário, provenientes do intestino.
Os homens, por terem uma uretra mais longa e em função da anatomia do seu corpo, estão menos suscetíveis para as infecções urinárias; mas não significa que isso não aconteça com eles. Também existe infecção urinária no homem.
Como acontece com as mulheres, a infecção pode acontecer em qualquer estrutura do trato urinário, logo, existem dois tipos de infecção urinária no público masculino, sendo:
- infecções urinárias baixas, que ocorrem na uretra e na bexiga;
- infecções urinárias altas, que vão atingir os ureteres e os rins.
Assim a infecção costuma iniciar na uretra, pode seguir para bexiga, ureteres e atingir os rins. Além disso, essas infecções podem também trazem prejuízos para a próstata, já que ela tem uma ligação com a uretra.
As infecções urinárias recorrentes em homens podem contribuir com a manifestação da prostatite, a inflamação que atinge a próstata. Ao mesmo tempo, problemas na próstata podem favorecer as infecções. A seguir falaremos sobre isso.
O que causa infecção urinária no homem?
Existem três causas principais para a manifestação de infecção urinária no homem. Uma delas é a presença de bactérias no trato urinário. As principais causadoras desse quadro são Escherichia coli, Klebsiella sp. e Proteus sp.
Essas bactérias são provenientes do intestino. Elas podem chegar ao trato urinário masculino por causa do uso de fraldas ou em função das relações sexuais anais sem preservativo, por exemplo. Também podem ser micro-organismos causadores de doenças sexualmente transmissíveis.
Além disso, a infecção urinária no homem pode ser causada pelo aumento benigno da próstata, ou seja, a hiperplasia prostática. Quando essa glândula aumenta o seu volume, ela pressiona a uretra e dificulta o esvaziamento total da bexiga, favorecendo a proliferação de bactérias.
Os quadros de prostatite são mais uma causa da infecção urinária masculina. Nesse caso, quando há infecção na próstata a partir de bactérias do intestino, existe a propagação dessa infecção para a bexiga por meio da migração dos micro-organismos pela corrente sanguínea.
Existem, ainda, alguns fatores de risco que favorecem a ocorrência da infecção urinária no homem. São eles:
- reter a urina por muito tempo;
- ingerir pouco líquido;
- presença de cálculos renais;
- esvaziamento incompleto da bexiga;
- ser diabético;
- uso de sondas para urinar;
- presença de tumores;
- não ser circuncidado.
Quais são os sintomas de infecção urinária no homem?
Os sintomas de infecção urinária no homem são parecidos com aqueles que se manifestam nas mulheres, mas quando o problema ainda está no começo. Pode ocorrer:
- febre;
- calafrios;
- mal-estar;
- dor ou ardência na hora de urinar;
- pouca quantidade de urina;
- aumento da frequência urinária;
- desconforto e sensação de peso no baixo ventre;
- urina com odor forte;
- turbidez da urina;
- dor na região da virilha e na lombar;
- presença de sangue na urina.
Quando a infecção urinária no homem se agrava, há um comprometimento do testículo porque as bactérias podem migrar para a bolsa escrotal, causando dor nessa região. Quando a infecção atinge a próstata, o homem pode sentir dor ao ejacular e notar a presença de sangue no esperma.
Como a infecção urinária do homem é tratada?
O tratamento da infecção urinária nos homens é feito por meio da administração de antibióticos, que vão combater as bactérias e controlar os sintomas. A melhora do quadro costuma ser percebida em cerca de três dias, mas é preciso seguir com a ingestão do medicamento até a finalização do tratamento completo, para que não haja uma recidiva.
Quando se trata de quadros mais específicos, como aqueles decorrentes do aumento benigno da próstata ou da prostatite, é preciso fazer o tratamento dessas condições que estão favorecendo a infecção.
Sendo assim, é necessária a avaliação do urologista para determinar o que provocou a infecção urinária e definir qual é o melhor tratamento para cada homem. Além disso, é muito importante, após os 40 anos, iniciar o acompanhamento para monitorar a saúde da próstata e de todo o trato urinário, fazendo a prevenção desse e outros problemas.
É importante ressaltar que a infecção urinária no homem pode provocar alterações no exame de PSA, o que muitas vezes causa insegurança devido a essas alterações estarem relacionadas com o câncer de próstata. Mas com avaliação do especialista é possível obter o diagnóstico preciso e eliminar qualquer suspeita.
Quero saber mais sobre a infecção urinária
Olá Sebastião! Continue acompanhando os nossos conteúdos no blog para saber mais sobre infecção urinária e outros assuntos. Obrigado!