Pedra nos rins ou cálculo renal é o acúmulo de substâncias endurecidas ou massificadas que pode surgir em apenas um rim ou nos dois rins. Dependendo de sua localização e tamanho, pode causar sintomas como dor intensa.
Mas, além dos sintomas, a pedra nos rins poderia evoluir para um câncer? É o que vamos esclarecer no post de hoje. Continue nos acompanhando!
Índice
Causas e tipos de pedra nos rins
Os rins são responsáveis por equilibrar o volume de água no organismo, filtrando as impurezas, eliminando-as através da urina. Quando ocorre um acúmulo de substâncias, são formados os cálculos ou pedras.
Existem alguns fatores que podem influenciar no surgimento de pedra nos rins, como por exemplo:
- Predisposição genética;
- Síndrome metabólica;
- Baixo volume urinário;
- Obstrução de vias urinárias;
- Urina saturada de sais;
- Distúrbios da glândula paratireoide.
Entre os principais tipos de pedras nos rins, podemos destacar:
Cálculo de Cistina
É hereditário e muito comum em pessoas com cistinúria, uma doença renal.
Cálculo de Ácido Úrico
Provocado por urina ácida (pH baixo) ou ácido úrico elevado.
Cálculo de Cálcio
Formado a partir da combinação de substâncias como oxalato, fosfato e carbonato com o cálcio.
Cálculo de Estruvita
Ocorre em indivíduos que apresentam infecção crônica do trato urinário.
Sintomas e diagnóstico de pedra nos rins
Os sintomas de pedras nos rins englobam ardência ao urinar, vontade constante de ir ao banheiro, pouca quantidade de urina, sangue na urina, cólica renal, dor intensa na lombar, náuseas e vômito.
Geralmente, o diagnóstico é feito por meio de exames laboratoriais de urina para analisar a acidez e presença de cristais ou alguma infecção. Além dos exames de imagem, como ultrassom e tomografia.
Por serem transparentes, as pedras causadas por ácido úrico não aparecem no raio-x comum, fazendo com que outro exame seja solicitado: a tomografia helicoidal.
Pedra nos rins pode causar câncer?
Conforme dissemos, os cálculos são causados pelo acúmulo de substâncias que os rins não filtraram (cálcio e ácido úrico).
Por sua vez, os tumores cancerígenos têm origem a partir da proliferação de determinadas células dos rins, após mutações genéticas. Então, isso significa que as duas condições são diferentes e os cálculos renais não provocam câncer.
Como funciona o tratamento?
Em geral, o tratamento pode ser feito em casa e inclui ingestão de líquido, repouso e medicamentos prescritos pelo médico, para ajudar a amenizar os sintomas e facilitar a eliminação do cálculo.
Quem tem pedra nos rins também deve ter um cuidado especial com a alimentação. Deve-se manter uma dieta balanceada, evitando sódio.
Em casos onde os cálculos são grandes, não conseguem ser eliminados e acabam causando obstrução no sistema urinário, pode ser indicada a cirurgia.
Uma das técnicas cirúrgicas mais utilizadas é a endoscópica, com o uso de recursos tecnológicos que permitem a visualização dos cálculos por dentro do trato urinário, sem precisar de incisões e facilitando a recuperação do paciente.
Você já teve ou conhece alguém que tem pedra nos rins? Compartilhe o post de hoje!
O conteúdo foi esclarecedor? Deixe um comentário!