Logo | Dr. Rodrigo Freddi
AGENDE A SUA CONSULTA

Tumores da Adrenal: tratamento e prevenção

Atualizado em 18/04/2024
Tempo de leitura: 3 min.

Os tumores da adrenal têm origem no córtex da glândula adrenal, chamada também de suprarrenal. Anatomicamente, as glândulas adrenais estão localizadas na extremidade superior dos rins, sendo separadas por cápsulas fibrosas. 

Essas glândulas são componentes do sistema endócrino, e cada uma delas possui em torno de cinco centímetros de diâmetro, dividida em duas partes: a região cortical (bem mais externa), a região medular (revestida totalmente pelo córtex), que apresentam características, propriedades e neoplasias diferentes.

Ao contrário do tumor no rim, na maioria das vezes, os tumores da adrenal são benignos e contém uma série de hormônios, entre eles o mais conhecido é a adrenalina.

Confira quais são as medidas de tratamento e prevenção para tumores na adrenal!

Sintomas de Tumores da Adrenal

Os sintomas, geralmente, são causados por conta dos hormônios produzidos pelo tumor, ou também pela pressão que ele pode exercer sobre os outros órgãos, conforme seu desenvolvimento. 

Os sinais mais comuns da doença são: dores no tórax (50%), perda de peso (15%), hematúria (7%), fadiga (25%), e febre (7%). Também pode ser que ocorra o aumento de cortisol, relativamente apresentado em 70% dos casos, que proporciona acne e a perda de peso dos membros, apesar do acúmulo de gordura abdominal.

Pode ocorrer ainda a produção de aldosterona, que será responsável pela reabsorção de sódio e excreção de potássio, causando hipertensão arterial sistêmica e hipocalemia, levando a uma arritmia. 

Diagnóstico do Tumor da Adrenal

Geralmente, são realizados exames de sangue e de urina, que são importantes para medir os níveis de hormônios, e assim diagnosticar o paciente de maneira correta. Esses exames são tão importantes quanto os exames de imagem. 

O tipo de exame dependerá dos sintomas do paciente, concluindo também quais são os sintomas associados a cada tipo de hormônio. Na maioria das vezes, o médico irá verificar esses níveis hormonais, até mesmo quando os sinais de elevação de um hormônio não aparecerem. 

Os exames para medir o nível de cortisol incluem sangue e urina. Caso o tumor suprarrenal esteja produzindo cortisol, o exame acusará um nível elevado deste hormônio. O nível de aldosterona também será medido, e caso ele esteja elevado, é porque o tumor se faz presente no local.

Tratamento do Tumor da Adrenal

Existem alguns tipos de tratamento para esta patologia, entre eles:

Cirurgia: A cirurgia de remoção da glândula suprarrenal é denominada como adrenalectomia, e conta com duas abordagens de remoção, sendo elas a cirurgia aberta e a laparoscópica. Caso o tumor já tenha se desenvolvido no rim, parte do órgão ou todo ele devem ser retirados. O principal objetivo da cirurgia é fazer com que os sintomas não voltem.

Radioterapia: Esse procedimento pode ser utilizado após a cirurgia, como um apoio. Utiliza feixes de alta energia, sendo responsável por eliminar as células cancerígenas, diminuindo o tumor. Mesmo sendo uma das formas de tratamento, a radioterapia não é considerada como a principal forma de tratar a doença, pois não é tão fácil destruir as células cancerígenas com radiação.    

Medicamentos: Geralmente, é indicado um medicamento chamado mitotano, que ajuda a bloquear a produção de hormônios na glândula adrenal, e também destrói as células cancerígenas. Mesmo quando não consegue reduzir o tumor, o medicamento é capaz de aliviar os sintomas. 

Prevenção do Tumor da Adrenal

Uma das melhores formas de prevenir a doença é manter uma vida saudável, se alimentar sempre bem, realizar atividades físicas diárias, e sempre que possível, garantir momentos de descanso.

E você, já conhecia o tratamento e sabia como prevenir os Tumores de Adrenal?

Deixe um comentário abaixo. Compartilhe em suas redes sociais.

Dr. Rodrigo Freddi CRM 129415
Dr. Rodrigo Freddi
CRM 129415
Formado pela Universidade de São Paulo (USP), pós-graduado em Urologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, atua com vasta experiência na área de urologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Dr, estou investigando um possível tumor no rim/suprarenal, o negro pediu uma angio ressonância para analisar e exames de urina. Tenho sentido sintomas como manchas nas pernas, dor durante a noite que não sei explicar se é muscular ou óssea, inchaço nas pernas, hipertensão 25x10 desde os 15 anos tendo genética do pai, meu exame de funcionamento dos rins deu 60%, tenho pelos no rosto(tenho soap) mas testosterona não alterada no exame... Pode ter risco de ser um tumor maligno? Dor no estômago também se faz presente de forma frequente (gastrite descartada). Dores de cabeça é menos comum mas contém, e um cansaço ao fazer pouco esforço. Estou agurdando para fazer exames, busco sempre informações sobre o assunto mas acho que tem pouquíssimo estudo e comentários sobre este quadro de rim/suprarenal.

 | 06 / 05 / 24
Descubra se o câncer de rim é grave e saiba as causas e sinais de alerta. Fique informado para uma detecção precoce. Saiba mais!
Ler Mais
 | 07 / 08 / 23
Você já ouviu falar sobre o feocromocitoma? Conheça esse tumor que se forma na glândula adrenal e descubra como é feito o tratamento dele.
Ler Mais
1 2 3 9
siga minhas redes sociais
Dr. Rodrigo Freddi | CRM 129415 | RQE 80964 - Urologia - Desenvolvido por Surya Marketing Médico.
Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
14:25 | 24/06/2024
Agende sua consulta
magnifiercross